terça-feira, 3 de março de 2009

Alimentos afrodisíacos


Muito tem se falado sobre os alimentos afrodisíacos, que são conhecidos por auxiliarem na libido e até mesmo na potência sexual de homens e mulheres. Porém, Não existem comprovações científicas que garantem que determinado alimento tenha ação afrodisíaca, mas sim sabe-se que os nutrientes contidos nestes alimentos auxiliam no desempenho sexual por exercerem diversas ações no nosso organismo.
Portanto, alguns alimentos são considerados afrodisíacos pois apresentam quantidade interessante de nutrientes que, em quantidades adequadas, promovem a produção normal dos hormônios sexuais, e além disso, podem ter ação estimulante. Por exemplo, alimentos ricos em arginina, como cereais integrais e oleaginosas, irão promover um aumento do fluxo sanguíneo do pênis devido a vasodilatação promovida, e evitando também o risco de impotência sexual. Além disso, alimentos fonte de zinco, como as ostras, castanhas, semente de abóbora, e chocolate amargo, promovem a modulação dos níveis de testosterona e da produção de esperma, além de aumentar a performance muscular e o tempo de vida dos espermatozóides. Alguns alimentos como o cacau, ginseng e a catuaba, também são considerados afrodisíacos por conter uma substância chamada feniletilamina, que fornece a sensação de prazer.
Alguns exemplos de alimentos considerados afrodisíacos e suas ações:

- Frutos do mar (ostras principalmente): ricos em zinco, que contribui para a formação de testosterona e do esperma;

- Chocolate: aumenta a produção de serotonina que dá sensação de prazer e felicidade, e possui ainda propriedades estimulantes;

- Alimentos picantes: aumentam a freqüência cardíaca e a produção de suor, semelhante às reações provocadas pela relação sexual;

- Pimenta Cayenna: atua como agente excitante por estimular a circulação;- Tomate: auxilia na síntese de hormônios sexuais e aumenta a fertilidade

;- Banana: rica em magnésio, importante por promover a vasodilatação das artérias e aumentar o desempenho sexual, além de auxiliar na produção de serotonina, atuando na sensação de felicidade;

- Gengibre: devido sua ação estimulante do sangue, auxilia na prolongação da função erétil;

- Café: por ser rico em cafeína, possui interessante ação estimulante. Hipertensos devem consumir com moderação e procurar a orientação de um nutricionista.
Muitas frutas consumidas regularmente em nossa alimentação também são consideradas afrodisíacas, como: abacate, banana, côco, romã, maçã, pêra, uva, entre outros. Muitas frutas estão associadas ao prazer e a fertilidade, e muitas vezes suas formas são associadas com o corpo feminino.
Porém, é importante lembrar que alguns alimentos devem ser evitados, pois exercem ação contrária aos alimentos afrodisíacos, como:

- Frituras, doces e carnes: devido ao seu conteúdo de gordura, que impede a circulação adequada de sangue e dificulta a digestão;

- Bebida alcoólica em excesso: pode causar impotência;

- Brássicas (couve, repolho, couve-flor, etc) e leguminosas como o feijão: devido ao seu teor de fermentação, podem provocar flatulência.
Não podemos esquecer que devemos sempre aliar estes alimentos considerados afrodisíacos a uma alimentação habitual saudável para garantir estes efeitos. Um nutricionista especializado é sempre o profissional indicado a orientar estas mudanças na alimentação para garantir um estado de saúde ótimo, com conseqüente saúde sexual.


Receita funcional afrodisíaca


ATUM AO MOLHO DE ERVAS FINAS E PIMENTA
Ingredientes:
- 4 postas de atum

- 3 dentes de alho amassados

- 4 colheres de sopa de azeite

- 2 colheres de sopa de suco de limão

- 1 colher de chá de coentro

- 1 colher de chá de endro

- 2 tomates picados

- Pimenta cayenna a gosto

- Sal a gosto
Modo de preparo:
Lave as postas de atum em água corrente e seque com uma toalha de papel. Tempere com o sal e os dentes de alho. Misture os demais ingredientes para o molho. Coloque o atum no forno pré-aquecido regado com o molho, os tomates picados e a pimenta durante 20 minutos em temperatura média ou até o peixe cozinhar.
Fonte: VP-Nutrição Funcional(Blog Oficial)

Um comentário:

Nando Grillo disse...

Adorei, vou experimentar.