quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Chá Branco




Agora no verão o chá branco é dos mais indicados por ser refrescante e por diminuir a temperatura interna do corpo, segundo o livro The French Art Of Tea.
Além disso, acelera o metabolismo e ajuda a eliminar a gordura corporal. O que o torna perfeito para a chegada do calor!
Tradicionalmente, o chá está dividido em três categorias principais: preto, verde e oolong, conforme o processamento das folhas. Esta classificação diz respeito ao chá preparado com folhas da Camelia sinensis, a verdadeira planta do chá.
A mais recente novidade no mercado dos chás é chá branco, feito igualmente a partir da Camelia Sinensis, mas cujas folhas são tratadas de forma diferente dos chás tradicionais. As principais diferenças entre estas variedades de chá resultam dos métodos de tratamento a que as folhas são submetidas. Os chás pretos são sujeitos a várias horas de oxidação, o oolong é semi-oxidado e o verde e o branco não são oxidados de todo.
ORIGEM E DIFERENÇAS
As folhas do chá branco são apanhadas à mão, vaporizadas e secas ao sol, sem passar pelo processo de oxidação. Além de folhas, o chá branco contém uma quantidade de botões da variedade Narcissus da mesma planta do chá, colhidos ainda muito verdes. O chá branco tem menor quantidade de cafeína e um sabor muito delicado, doce e complexo.
O chá branco é extraído da mesma erva (camellia sinensis) que o chá verde e o chá preto. O que os diferencia é a forma de colheita: o chá branco é extraído dos brotos e flores da planta, e a colheita é feita só uma vez ao ano.
O chá branco é coletado antes das flores se abrirem, quando há brotos cobertos por finos pêlos prateados que lhe dão uma cor clara verde acinzentada. Esses brotos e as folhas da planta são cozidos ao vapor e submetidos à secagem
PROPRIEDADES
Algumas investigações científicas apontam para as propriedades benéficas do chá branco, semelhantes às do chá verde, mas mais pronunciadas. É atribuída a este chá a capacidade de combater a formação de células cancerígenas, prevenir infecções, pneumonias e cáries dentárias. Parece ser, igualmente, bastante mais eficaz contra os radicais livres que causam a perda de firmeza da pele. Por esse motivo, a indústria de cosméticos está muito interessada no chá branco para produzir cremes de beleza.
EMAGRECEDOR E QUEIMADOR DE GORDURAS
As propriedades que mais se destacam no chá branco são o fato dele auxiliar na perda de peso e por ele ser um antioxidante poderoso.
Ainda pouco conhecido no Brasil, ele é considerado mais poderoso que o chá verde. Por ser menos processado, suas propriedades ficam mais concentradas e isso acelera o metabolismo e ajuda a eliminar a gordura corporal.
Os responsáveis, mais uma vez, são os antioxidantes presentes na Camellia sinensis (a planta que dá origem aos chás verde, branco e preto) e também à cafeína, entre outros compostos.
ANTIOXIDANTE
Contém manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas C, K, B1 e B2.Rico em substâncias antioxidantes.
Entre todos os chás, o branco é o que apresenta maior concentração de polifenóis, entre outros antioxidantes. Essas substâncias ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.
Segundo o autor do livro O poder das ervas - Vida Natural, o fitoterapeuta André Resende, “ele é considerado o chá dos reis e princesas, por ter pureza superior a dos outros chás e menos cafeína”.
CÂNCER
Estudos feitos com ratos pelo Instituto Linus Pauling de Ciências e Medicina, da Califórnia, nos Estados Unidos, comprovaram a eficiência do chá branco em inibir mutações genéticas que podem originar o câncer.
Essa capacidade se deve à existência das substâncias bioflavonóides e catequinas. A cafeína presente no chá branco também ajudaria nesse processo.

Pesquisas feitas nas universidades americanas de Pace, Cleveland e Case Western Reserv revelam mais sobre o chá branco:
- Diminui o colesterol ruim, o LDL, e fortalece as artérias e veias, prevenindo problemas cardiovasculares.
- Protege a pele dos efeitos nocivos do sol, pois melhora o sistema de defesa das células contra os raios ultravioleta B( responsáveis pela vermelhidão). Com isso, diminui o risco de câncer de pele
- Age como um antigripal e antiinflamatório


Porém, é importante ficar atento que, com o uso do chá branco, também há um aumento no consumo de cafeína, já que esta substância está presente nos chás. Quando consumida em quantidade moderada também é uma substância com propriedades interessantes a saúde, mas se consumida em excesso é prejudical. Um dos possíveis efeitos negativos é a insônia, por isso, evite beber o chá branco ou mesmo o verde, preto, antes de dormir.
Evite também ingerir a bebida junto com as refeições, pois pode haver uma interação negativa da cafeína com outros nutrientes dos alimentos, como o ferro, vitamina C, prejudicando na absorção.
Algo muito importante a ser comentado é sobre substituir o consumo de todos os líquidos, inclusive os saudáveis, pelo chá branco, isso não é legal para sua saúde. Não deixe de beber água, suco de fruta natural, água de côco.
O custo do chá branco é bem maior que os demais tipos de chá, isso se dá pelo fato de serem utilizadas somente as flores e brotos da planta, colhendo assim uma quantidade menor, além de sua colheita ser apenas em dois dias do ano.
Prefira as folhas desidratadas, em vez dos saquinhos industrializados, assim, o sabor do chá branco se mantém, além de ser mais natural.
Como nutricionista, analiso o chá branco como uma bebida com muitas propriedades saudáveis e por isso pode sim fazer parte do seu consumo diário. Porém, não deve substituir nenhuma bebida ou alimento e também, a moderação é imprescindível.
Para os que desejam eliminar peso, adotem hábitos saudáveis em sua vida, aprendam a comer na quantidade adequada e de forma balanceada, pratiquem exercícios físicos e assim conseguirão o que almejam. O chá branco pode dar uma “forcinha” neste propósito, e não apenas sozinho resolver todos os seus problemas com a balança, certo?

Nenhum comentário: